DICAS

Confira algumas dicas sobre o vinho

Por que decantar o vinho?

O decanter vai ajudar que fiquemos com o melhor de um vinho tinto jovem que não teve tempo de oxigenação o suficiente na garrafa.

Já para vinhos envelhecidos, o tempo de espera em que fica no decanter ajuda a diminuir os aromas indesejados ou mais fechados, nascidos na garrafa e as substâncias sólidas residuais.

Dicas sobre o vinho

Abertura dos Vinhos

Corte a cápsula abaixo do ressalto maios do gargalo e, após limpá-lo, insira o saca-rolha com cuidado para não danificar e nem furar a rolha. Confira se não há vazamento na rolha. Para espumantes, retire a rolha segurando a mesma e girando a garrafa. Procure não fazer muito rápido. É deselegante e provoca uma perda maior de gás carbônico.

Dicas sobre o vinho

Taças e vinhos

As taças devem ser sempre incolores, preferencialmente de cristal. O pé deve ser alto o suficiente para evitar o contato da mão com o bojo.

Na dúvida entre tamanhos de taças, opte sempre pela maior.

Dicas sobre o vinho

A Temperatura

A temperatura de serviço ideal para os diferentes tipos de vinhos e champanhas está situada entre 4 e 18 graus.

O comportamento dos diversos tipos de vinho em relação à temperatura é o seguinte:

Espumantes: são os servidos mais frios. A baixa temperatura enaltece os aromas, permite o lento desprendimento do gás carbônico e os torna menos agressivos. A faixa é de 4 a 6 graus, sendo a menor para os demi-sec ou doces e a maior para os brut.

Vinhos brancos adocicados ou demi-sec:

Ocupam a segunda faixa, situada entre 6 e 8 graus. Estes vinhos devem ser servidos bastante frios, pelo açúcar, que amacia o sabor.

Vinhos brancos secos:

De 8 a 12 graus, os muito jovens servidos na faixa inferior, pelo efeito da acidez, mais presente, e os maduros na superior. Nesta faixa também incluímos os rosados demi-sec ou, por exemplo, um beaujolais nouveau.

Vinhos rosados secos:

De 12 a 14 graus, ou seja, numa faixa intermediária entre brancos e tintos.

Vinhos tintos jovens e ligeiros:

De 14 a 16 graus; esfriados, ressaltam sua vinosidade.

Vinhos tintos de guarda ou envelhecidos:

De 16 a 18 graus, para não ressaltarem sua tanicidade, que aparece com maior força à temperatura baixa.